There are no translations available.

2. Anote que as externas podem referir-se, por exemplo, a acordos comerciais de preferências tarifárias ou redução de impostos, realizadas por meio de acordos com outros países.
3. Considere que como motivações internas pode-se citar controle ou proibição do recebimento de mercadorias de determinada origem, estabelecimento de cotas etc.
4. Registre que para o devido controle é normal os países importadores exigirem um documento denominado certificado de origem, que comprove a origem das mercadorias que estão sendo importadas, pois é com ele que se pode determinar de onde elas estão sendo recebidas e, por conseqüência, os direitos aduaneiros, controle das cotas de importação etc.
5. Lembre-se de que há diversos tipos de certificados de origem utilizados para esse fim e que são criados de acordo com as conveniências a que se destinam.
6. Anote que um deles é o certificado de origem comum, utilizado para a exportação na qual não há um documento definido com o país de importação, bem como para aquelas que não oferecem vantagens tarifárias.
7. Considere que há também aqueles utilizados para a concessão de preferências tarifárias, relativos aos acordos para tal, firmados pelo país com diversos outros na América Latina e cuja preferência depende de sua apresentação.
8. Lembre-se de que um deles é o certificado de origem da Aladi, utilizado entre os países que formam essa associação, que concede reduções tarifárias aos importadores quando a mercadoria é produzida e recebida de algum dos países do bloco e que varia de 8% a 40%.
9. Anote que outro deles é o certificado de origem do Mercosul, permitindo a livre circulação de mercadorias originárias dos países envolvidos no acordo e cuja preferência é de 100%, o que significa que as mercadorias são livres do imposto de importação.
10. Registre que outros tipos de certificado de origem são aqueles utilizados nas transações do Chile com o Mercosul e da Bolívia com o Mercosul, semelhantes àquele utilizado internamente por esse bloco comercial, concedendo reduções tarifárias que podem atingir até 100%.
11. Lembre-se de que o Brasil também tem um acordo de preferências tarifárias com a CAN – Comunidade Andina, sendo que as reduções também podem atingir até 100% e cujo certificado de origem é aquele utilizado no âmbito da Aladi, não havendo um especial para eles.
Anote que as preferências tarifárias negociadas entre os países somente poderão ser efetivas com a apresentação de um certificado de origem e se as mercadorias forem de origem e procedência do país exportador.