Neste artigo falaremos sobre a China como grande fábrica do mundo e como trabalhar, de forma coesa, com essa amplitude de oferta de bens e serviços por meio do Sourcing.
Membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e de outros grupos de liderança (como Organização Mundial do Comércio, Cooperação Econômica Ásia–Pacífico, Grupo dos Vinte, BRICS e Organização para Cooperação de Xangai), a China é uma potência nuclear.
Economicamente, nos últimos anos trilhou um caminho de ascensão: no início dos anos 80, o PIB chinês era equivalente a cerca de 2% do PIB mundial e em 2021, atingiu aproximadamente o percentual de 18%.
Fica evidente que o país teve um crescimento bem forte, baseado em grandes projetos, como por exemplo a Nova Rota da Seda (conhecido no mundo como One Belt, One Road), que tem o objetivo de potencializar a integração e o fluxo de atividades econômicas entre Europa, África e Ásia.
A previsão de conclusão desse projeto é em 2049, ano em que a República Popular da China alcançará seu centenário.
Sourcing, em uma tradução simples, significa fornecimento ou abastecimento. A expressão Sourcing China ou China Sourcing pode ser entendida literalmente como suprimento vindo da China.
No contexto em que estamos, podemos entendê-la como a busca estratégica de bens e serviços específicos na China, através de iniciativas assertivas e parcerias duradouras.
A principal vantagem é o preço, normalmente, menor do que o praticado por outros mercados.
Outro ponto positivo é a produção em escala, devido, naturalmente, à população que superou há anos o total de um bilhão de habitantes. Este número se reflete também no tamanho da indústria, que produz variados produtos com prazos de entrega atraentes.
Além das vantagens mencionadas acima, ter fornecedores parceiros na China pode reduzir o risco de interrupção no fornecimento, seja de matéria-prima ou de produtos acabados para revenda (considerando que ocorram também aquisições desses produtos em outros mercados).
Outro importante fator, ainda relacionado ao preço, é a possibilidade de ter o custo de aquisição médio de forma composta, ao considerar volumes produzidos na China e parte do volume oriundo de outras fontes e mercados.
Assim, essa pode ser uma estratégia interessante para empresas que tenham uma demanda significativa de materiais para produção e revenda e que seja exposta a períodos de grande oscilação de vendas devido à dinâmica de consumos de seus próprios clientes.
Ter opções de mix de produtos com alguma flexibilidade para controle de custo de aquisição possibilitado pelo poder de escolha do fornecedor pode ser um diferencial em situações de demandas variáveis condicionadas por mercados dinâmicos.
Ter um parceiro de negócios que domine o mercado chinês e tenha solidez é um vetor de sucesso para as vendas. Obviamente, é necessário conhecer bem esse parceiro antes de firmar um acordo real.
Nesse sentido, pode ser válido verificar algumas questões na busca e definição de uma empresa parceira nessa empreitada, tais como:
Primeiramente, é importante ter certeza sobre a idoneidade da empresa e quão regulamentada ela está para realizar o tipo de serviço proposto. Então, é básico que a companhia tenha um endereço físico real próprio e que esteja presente no seu segmento prestando o tipo de serviço por um tempo relevante.
Igualmente importante é que essa empresa parceira indique claramente onde estão localizadas as fábricas que produzem o bem ou prestam o serviço em negociação.
Isso traz segurança para o acordo na medida em que riscos de suprimento (seja por situações políticas, greves ou problemas logísticos locais) possam impedir a produção ou entrega do bem ou serviço objeto do acordo em negociação.
Antes de firmar um acordo é fundamental entender qual é a especialidade da empresa parceira. Dessa forma, é possível “calibrar” melhor a iniciativa e a negociação. Esta postura irá beneficiar a empresa a fechar negócios na China com possíveis fornecedores especialistas no seu segmento de atuação de bens ou serviços.
Consequentemente, trabalhar com uma empresa que tem domínio em nichos específicos trará qualidade e melhores condições comerciais. Isso porque sua operação é personalizada e aumentará a assertividade na compra de bens ou serviços.
Referências de clientes satisfeitos também são uma indicação de segurança e qualidade, considerando que eles são, de fato, o público-alvo da empresa.
Contudo, somente dar crédito às frases em um site ou a palavras de um “desconhecido” sobre a qualidade e integridade da empresa parceira pode ser arriscado no Sourcing China.
Por isso, recomenda-se questionar e pedir provas e exemplos sobre a existência de controle de qualidade da produção. Da mesma forma, vale perguntar se a empresa parceira realiza auditorias de fiscalização em seus fornecedores com alguma frequência.
Por fim, um tema essencial e muito importante para ambos: o modelo de preço com uma política comercial bem definida.
No momento da negociação, além de outros itens citados acima, é importante saber:
É fundamental estabelecer um modelo de precificação justo e que seja interessante. Há várias formas de precificar um bem ou serviço. As mais comuns são por lote, volume mínimo, pacote de serviços, pacote material + serviço etc.
Ter todos os pontos claros – seja sobre a operação e escoamento, condições comerciais ou taxas cobradas – para fazer uma boa negociação será sempre fator condicionante para o sucesso ou fracasso das operações.
Mesmo com várias dicas, nem sempre é fácil fazer o sourcing em qualquer país por si só. Contar com profissionais experientes e que sabem o melhor caminho é a maneira mais segura de fazer processos de importação confiáveis de ponta a ponta.
A Hunos é focada em proporcionar tranquilidade em operações internacionais e especialista em grandes negociações com o mercado chinês.
Grande parte do know-how vem do CEO da Hunos, Sr. Atila Alves Feitosa, que desde 2008 organiza missões comerciais à China.
Antes da pandemia, fazia entre 3 a 5 viagens por ano, visitando as principais feiras do país, estruturando sólidos trabalhados de Sourcing, projetos OEM (Original Equipment Manufacturer) para marcas próprias, bem como promovendo inspeções para proporcionar mais segurança aos clientes.
A vasta experiência no mercado chinês, com escritórios de representação nas importantes cidades de Guangzhou, Foshan, Shanghai, Yiwu nos permite encontrar fornecedores confiáveis com bastante agilidade e nos diferencia da concorrência.
Então, para saber mais sobre esse importante processo e como sua empresa pode se inserir no mercado internacional de maneira mais invulnerável possível, visite nosso site, conheça nossas soluções e entre em contato.
A Hunos ajudará a trazer grandes resultados com o Sourcing na China.