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Termos e condições de frete Marítimo

Você sabia que ...

1. Que a contratação de praça em navio e a discussão de frete não devem limitar-se exclusivamente à obtenção do valor do transporte, pura e simplesmente, como se este fosse apenas único para determinada mercadoria, destino e navio?

2. Que a diferença de frete relativo a um transporte não se dá necessariamente quando se tem duas mercadorias de características diferentes para um mesmo destino ou a mesma carga para dois destinos diferentes?

3. Que essa diferença pode ocorrer para uma mesma mercadoria e para um mesmo destino e, teoricamente, embora na prática seja mais difícil de ocorrer, até no mesmo navio?

4. Que isso nada tem a ver com o embarcador e seu poder de barganha, embora isso possa fazer diferença, mas apenas por este motivo de grande quantidade de carga?

5. Que o que se quer dizer com isso é que existe, no transporte marítimo, serviços que o armador pode prestar ao contratante do frete e que vão além do frete em si?

6. Que esses serviços adicionais são os de embarque da carga no porto de origem, sua estiva a bordo e seu desembarque no porto de destino?

7. Que esse conjunto de serviços é definido por meio de siglas e expressões que os representam, e que o armador não diz, simplesmente, que tal frete cobre isto ou aquilo, ou não cobre nada?

8. Que essas expressões, basicamente, são: FIO – Free In and Out; FI – Free In; FO – Free Out; e Liner Terms?

9. Que elas representam, então, respectivamente, que o frete oferecido cobre: 1. apenas o transporte da carga; 2. as despesas de transporte e desembarque; 3. as despesas de embarque, estiva e transporte e 4. as despesas de embarque, estiva, transporte e desembarque?

10. Que o termo Free (livre) é sempre em relação ao armador, portanto, quando um frete é livre de alguma coisa, é livre para o armador?

11. Que em relação às condições de frete o termo In significa o porto de origem e o termo Out, o porto de destino?

12. Que Liner Terms, nesse caso, significa termos de um navio de carreira e que ele é utilizado, normalmente, para definir um frete em navio de linha regular?

13. Que os demais termos citados, Free In and Out; Free In e Free Out, são normalmente usados para navios não-regulares, ou seja, em geral, navios afretados, quando o armador não costuma se responsabilizar por essas despesas, deixando essa responsabilidade para o afretador?

Que embora essas quatro expressões sejam suficientes para definir os serviços envolvidos no frete, há outras de sentidos equivalentes, que são: Fios – Free In, Out and Stowed, ou Fiost – Free In, Out, Stowed and Trimmed; Filo – Free In Liner Out, ou Fislo – Free In, Stowed Liner Out; e Lifo – Liner In Free Out, utilizadas para deixar o sentido de cada uma delas mais claro?